Melhorar a sua qualidade de vida não dói.
Mas porque ainda não te contaram isso?

Frase famosa no mundo fitness, “No Pain, No Gain” pode ser vista pipocando em posts do tipo “academia tá paga” no Instagram. A frase, que numa tradução livre pode ser lida como “sem dor, sem ganhos”, insinua (ou nos faz pensar) que ir até uma academia e desafiar os músculos vai ser ruim, dolorido, sofrido, enfim, horrível, mas que mesmo assim a gente precisa passar por isso. A verdade é que, se você não quer se transformar no Schwarzenegger nos próximos anos, isso não faz o menor sentido.

Conheço essa história…

Carlos é publicitário, ele trabalha de segunda a sexta-feira sentado na frente de um computador, frequentemente não tem tempo para almoçar e acaba comendo “qualquer coisa rapidinho” na cantina ao lado da empresa, ou seja, podemos dizer que ele é uma pessoa sedentária. Ele engordou mais de 7 quilos nos últimos meses, ficou assustado quando percebeu que suas roupas não serviam mais, e literalmente correu para a academia. Treinou com toda sua energia e dois dias depois… estava completamente dolorido! Por causa da dor, resolveu tirar uma “folga” dos treinos… e não voltou mais!

Você se identificou com a história de Carlos? Então continue lendo!

A dor muscular tardia

Salvo casos patológicos que devem ser acompanhados por especialistas, sentir dores musculares após longos períodos sem se exercitar é completamente normal. Isso acontece porque os nossos músculos sofrem, durante a atividade física, microlesões, e são exatamente essas rupturas microscópicas nas fibras musculares e sua recuperação que fazem com que nossos músculos aumentem de tamanho. Essa dor, conhecida no meio científico como Dor Muscular Tardia, pode ser causada por qualquer movimento que você não está acostumado a fazer, e acaba na medida em que nos acostumamos com o tipo de treino. Ou seja, você não precisa lidar com essa dor sempre, principalmente se o seu objetivo com os treinos não é a hipertrofia.

Treino bom é treino que dói?

Muitos fatores estão envolvidos na elaboração e aplicação de um bom treino, e a presença de um profissional com formação na área é imprescindível para determinar corretamente o que deve ser feito. Ficar dolorido após os treinos não é, nem de longe, a única variável a ser analisada para definir a qualidade de um treino, outros fatores são essenciais e devem ser levados em conta, como os citados abaixo:

  • Objetivos do treino. No caso do Carlos, ele deseja perder os quilos que ganhou nos últimos meses e manter esse peso. Existem pessoas que procuram treinos para melhorar o fôlego, outras querem apenas melhorar o tônus muscular, outras perder gordura, outras hipertrofia, outras necessitam de mais atenção em uma ou outra parte do corpo. E pra cada objetivo um tipo de treino será mais adequado!
  • Características fisiológicas e genéticas de cada um. Todos nós possuímos especificidades genéticas e fisiológicas que precisam ser analisadas em conjunto ao se definir um treino. Doenças preexistentes ou comuns na família, e até mesmo idade, altura, peso, sexo mudam completamente um treino para o outro.
  • Rotina e gostos. Existem pessoas que podem treinar todos os dias, outras só conseguem duas vezes por semana. Além disso, encontrar um tipo de treino que seja não apenas uma obrigação, mas um momento de prazer ajuda muito a se manter disciplinado e persistente ao longo do tempo.
    Como vimos, infinitas variáveis, infinitas modalidades e formas de se treinar! E é por isso que nós da RadarFit temos o maior prazer de reunir e apresentar os melhores profissionais das áreas fitness, saúde alimentar e estética para você!

Vá até o nosso site, pesquise, compare, leia as avaliações, e escolha os profissionais que poderão te atender melhor!

Sejam bem-vindos ao nosso mundo fit!

Conheça nossos planos


Card image cap

Radar Shape


Para quem está mais comprometido com a perda de peso e melhorar a alimentação.

Programa de treinos especializados.

Card image cap

Radar Super


Para aquelas pessoas que levam um estilo de vida fitness e preferem uma rotina ainda mais completa.

Programa de treinos especializados.
Nutricionista + Personal Trainer.

Card image cap

Radar Smart


Para aquelas pessoas que levam um estilo de vida fitness e preferem uma rotina ainda mais completa.

Programa de treinos especializados.
Nutricionista + Personal Trainer.
Smart Band + Aplicativo

Quer ser um parceiro?

Seja um profissional ou uma empresa dentro dos planos da RadarFit!

Fale com a gente »

Quer receber informações e dicas diretamento no seu email?