Como criar uma verdadeira meta, fazer as coisas do jeito certo e finalmente alcançar os seus objetivos?

Você é uma das pessoas que está sempre tentando emagrecer? Querendo perder 20kg, 10kg, 5kg… mas parece nunca alcançar. Talvez sua meta não esteja adequada, vamos ver algumas metas para emagrecer.

Milhares de pessoas começam algum tipo de atividade, praticam por algum tempo e logo param; e normalmente fazem isso mais de uma vez. A razão principal é a frustração de não conseguir o objetivo. Sentir que é muito difícil conquistar o “peso ideal”.

Nossa sociedade hoje está meio contraditória, criamos mil facilidades para não sair do lugar: compras pela internet, comida congelada, escadas e esteiras rolantes. Há quem critique o outro por estar acima do peso e quem está acima do peso, costuma se omitir. Já viu como é difícil ver um “gordinho” em uma academia?

Então tem início um ciclo: início da dieta (muitas vezes radical), perde-se muito peso rapidamente, assim a pessoa logo interrompe, o peso retorna; a próxima tentativa é uma academia – mas como em sua grande maioria, o serviço é precário e desmotivante, o número de faltas é enorme e você desiste de pagar porque não está te ajudando a perder peso. A frustração volta, você come mais. E o ciclo se repete.

A frustração e ansiedade é o que nos tem tornado nesse Pac-man sem fim. Talvez seja hora de mudar sua meta – pare de pensar um pouco em perder quilos e estabeleça algumas outras metas para emagrecer. Esqueça um pouco a balança (provavelmente se pesar não é agradável e isso só vai aumentar sua ansiedade na semana). Além disso, o peso da balança é relativo, será que você perdeu peso porque perdeu gordura? Eu tenho alguns exemplos de metas e dicas para você:

Boas metas para emagrecer deve ter um objetivo alcançável, um plano de ação e um prazo. Queremos soluções incríveis com menos esforço e de preferência rápidas para problemas enormes, por isso a incidência de cirurgias bariátricas tem aumentado tanto.

Seja fiel e disciplinado a sua nova meta. Basta dar uma caçada no instagram e você irá ver vários perfis de pessoas com #desafios #projeto… você não precisa colocar no seu instragram sua meta e nem criar um perfil fitness, mas entenda que essas pessoas ao fazerem isso acabaram criando um comprometimento maior, os seguidores delas talvez nem se importam tanto, mas psicologicamente você passa a buscar aquela meta com mais determinação.

Compartilhe sua meta com sua família e amigos próximos, eles provavelmente irão te incentivar, talvez até querer participar e o comprometimento aumenta.

Crie um estilo de vida de uma pessoa magra

Que tal em vez de passear no shopping, ir para o parque? Em vez de ficar olhando seu filho no playground, caminhar ou pedalar com ele? Por quê comer dois pedaços de bolo, se um já dá para saborear? O ser humano é feito de hábitos e criar um hábito é ter que realizá-lo muitas vezes, mas muitas vezes mesmo. Por isso, deixar de tomar refrigerante no almoço pode parecer estranho e até doloroso no início, afinal você faz isso desde criança – mas com o tempo você se adaptará, acredite. Já viu aquela pessoa que mancava porque tinha o gesso e depois de estar 100% recuperada ainda manca? Isso por que ela criou o hábito daquele movimento.

Crie metas reais

  • Cinto: pense em diminuir os furinhos do cinto da sua calça
  • Entrar na calça que lhe servia há um ano: é comum ter aquele jeans ou calça que não entra mais, mas você não quer doar. Deixe-o visível para lembrar da sua meta!
  • Circunferência: com uma fita métrica meça algumas medidas como abdômen e quadril.
  • Frequência: dias para treinar ou seguir a alimentação – vou para academia 3x na semana e 2x ao parque.
  • Provas: apesar de serem bem motivantes, realizar provas de corrida, bike, nado e etc, requerem melhor preparo físico, porque no dia do desafio você vai querer terminar de qualquer jeito e isso pode provocar lesões seríssimas.

Os objetivos citados são simples mas totalmente viáveis para quem quer emagrecer, porque em todos você acabará emagrecendo. Você pode usar o mesmo cinto todos os dias, mas assim que vir que diminui um buraquinho, vai se empenhar mais para diminuir dois.

Correr uma prova pode ser assustador, mas cria um maior comprometimento, afinal você não vai querer desistir e nem terminar esbaforando o pulmão.

Elabore um “plano de ação”

O plano de ação é como você vai fazer para chegar nas metas. Alguns exemplos:

  • Procurarei um nutricionista para seguir uma alimentação balanceada
  • Começarei a caminhar 4x na semana pela manhã
  • Procurarei um Personal Trainer para me ajudar treinar corretamente
  • Irei me alimentar melhor e iniciar uma academia
  • Ajustarei meus horários para criar uma rotina
  • Farei musculação de manhã (já que a academia é mais vazia) e esteira a noite para correr 5 quilômetros.

Determine prazos

O prazo será estabelecido de acordo com cada objetivo. Seja coerente, quem está muito tempo sedentário leva pelo menos 3 meses para notar resultado. Aquela calça que não serve mais, não foi resultado de 1 mês, mas sim de vários meses “chutando o balde” e de sedentarismo.

Depois de encontrar um profissional que o ajude a estabelecer seus prazos, poderá também desmembrar esses prazos:

– Diminuir o cinto em 3 meses
– Entrar na calça em 4 meses
– Correr 5k daqui a 6 meses Repare que os objetivo são simples, o tempo razoável e você tem um plano de ação. Quando você conquistá-los, a alegria e endorfina serão tamanhas que você vai querer buscar uma nova meta.

E quanto à balança?

Depois das metas concluídas, se quiser se pese para ver o resultado e conte para nós!

Boa sorte!

Conheça nossos planos


Card image cap

Radar Shape


Para quem está mais comprometido com a perda de peso e melhorar a alimentação.

Programa de treinos especializados.

Card image cap

Radar Super


Para aquelas pessoas que levam um estilo de vida fitness e preferem uma rotina ainda mais completa.

Programa de treinos especializados.
Nutricionista + Personal Trainer.

Card image cap

Radar Smart


Para aquelas pessoas que levam um estilo de vida fitness e preferem uma rotina ainda mais completa.

Programa de treinos especializados.
Nutricionista + Personal Trainer.
Smart Band + Aplicativo

Quer ser um parceiro?

Seja um profissional ou uma empresa dentro dos planos da RadarFit!

Fale com a gente »

Quer receber informações e dicas diretamento no seu email?